quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A respeito do futuro da EN 225
AUTARCAS DO VALE DO PAIVA
REUNEM-SE EM CASTELO DE PAIVA

A fim de analisar a possível beneficiação da Estrada Nacional 225, a única acessibilidade que serve toda a região do Vale do Paiva, os autarcas de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães e Castro Daire vão encontrar-se a 8 de Fevereiro, numa reunião alargada, onde devem marcar presença também os Governadores Civis dos distritos de Aveiro e Viseu, vem como um Administrador da EP – Estradas de Portugal e, provavelmente, responsáveis e técnicos da Direcção de Estradas do Porto e de Aveiro.

O novo edil de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, será o anfitrião desta reunião, e procurará colocar em discussão, para além da necessária e urgente requalificação da EN 225, os graves problemas que afectam o concelho em matéria de acessibilidades, nomeadamente a questão da conclusão da Variante à EN 222, que está parada na Póvoa, em Pedorido, bem como o IC35, que foi gizado para servir o concelho, através da nova ponte sobre o Douro, estabelecendo uma ligação rápida entre a A4 em Penafiel, Arouca e Vale de Cambra, em direcção à A25.
CÂMARAS E GOVERNO DISCUTIRAM O ASSUNTO
Recorde-se a propósito que, o edil de Cinfães, Pereira Pinto, há uns tempos atrás, já havia reunido em Lisboa, com o ex- Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, para uma conversa que incluiu assuntos como a ligação de Cinfães à A4 e a desejada requalificação da Estrada Nacional 225, que estabelece ligação desde Castelo de Paiva até Vila Nova de Paiva.
Na ocasião, o autarca socialista fez, um balanço positivo do encontro, confessando “ boas perspectivas ” para que, finalmente, o concelho de Cinfães e a região obtivessem soluções por parte do Governo.
Para além de necessidades prementes de uma terra que tem sido sistematicamente esquecida e abandonada, estes projectos rodoviários são, aliás, lutas antigas dos autarcas, que se arrastam há vários anos, sem quaisquer desenvolvimentos.
Em tempo, o autarca apresentou a Mário Lino as suas intenções e ficou a saber-se que quanto à ligação à A4, indispensável para o eficaz acesso à região da Grande Área Metropolitana do Porto, já foram realizados estudos prévios e de impacte ambiental, faltando, agora, o investimento no projecto e no terreno por parte da tutela, enquanto relativamente à reivindicação da ligação do Vale do Paiva, a requalificação da Estrada Nacional 225 conheceu, entretanto, um retrocesso, uma vez que a via foi desclassificada e já não faz parte do Plano Nacional Rodoviário.
Uma noticia triste, e que levou Pereira Pinto a recordar que “ há mais de 20 anos que não existe qualquer investimento na Estrada Nacional 225, apesar de existirem promessas, desde 2000, para se resolver o problema”.
Nessa ocasião, o presidente da Câmara de Cinfães afirmou, perante o ministro, “estar disponível a ficar com a responsabilidade sobre esta estrada nacional, até mesmo realizar o projecto para a sua requalificação, desde que as obras no terreno sejam assumidas pelo Governo e a via seja entrega aos municípios devidamente intervencionada e com boas condições de circulação ”, mas até hoje nada mais se soube sobre a beneficiação desejada nesta acessibilidade, que se encontra cada vez mais degradada e cujo piso apenas levou uma reparação geral depois da tragédia da Ponte de Entre-os-Rios.

Suspensão do IC 35 motiva protesto das autarquias da região

Entretanto, e já depois de terem apresentado uma reclamação conjunta, exigindo explicações ao Ministro das Finanças sobre as suas declarações à RTP e, mais tarde, corroboradas pelo próprio Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, ao confirmar a decisão de suspender o lançamento de novas concessões rodoviárias que estavam já programadas, as Câmaras Municipais abrangidas pela "Concessão Vouga" suspenderam a conferência de imprensa agendada para hoje à tarde, para uma tomada de posição pública sobre a suspensão desta concessão rodoviária, já anteriormente prometida e garantida pelo Governo.
Os autarcas, entre os quais Artur Neves de Arouca, prometiam falar sobre esta polémica, poucos dias depois do Governo ter deixado cair esta via que iria assegurar a ligação entre Castelo de Paiva, Arouca e Vale de Cambra mas, mediante a informação de que se realizará, em breve, uma reunião entre o Ministro das Obras Públicas, com os Municípios da Área Metropolitana do Porto e onde será abordada esta matéria, decidiram suspender a conferência de imprensa conjunta.
Ontem mesmo, também o presidente da Câmara de Penafiel, Alberto Santos (PSD), referiu que a suspensão pelo Governo da concessão da auto-estrada que ligaria aquela cidade à Ponte de Entre-os-Rios vem contrariar "a palavra" do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
"Recordo que o senhor Ministro esteve há poucos meses na região, nas vésperas das eleições, a anunciar que tinha dado instruções às Estradas de Portugal para que, até ao final do ano, a obra avançasse", afirmou o autarca penafidelense, invocando as declarações públicas de Teixeira dos Santos, em Arouca, a 20 de Setembro de 2009.
"Os políticos não podem dizer aos portugueses uma coisa num dia e outra coisa noutro dia", insistiu Alberto Santos.
Para o edil, que também preside à Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, esta decisão do Governo constitui "uma grande machadada para a região".
"A estrada que actualmente existe [EN 106] é uma das mais lotadas do país, com muito trânsito de pesados, porque é uma autêntica via urbana que não serve a dinâmica económica e social da região", observou o autarca.
Alberto Santos reagiu assim ao anúncio do Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, segundo o qual o Governo ira suspender o lançamento de novas concessões rodoviárias que estavam previstas no Orçamento do Estado, entregue no Parlamento na semana passada.
"A confirmar-se esta decisão, no que concerne ao troço que liga Penafiel a Entre-os Rios e a Castelo de Paiva, significa que, mais uma vez, se contraria uma decisão de 2001, da Assembleia da República", enfatizou o autarca de Penafiel.
Alberto Santos lembrou que, nesse ano, os deputados de todos os partidos consideraram, na sequência da queda da Ponte Hintze Ribeiro, que essa via "era uma das principais prioridades para o país", uma carência que sempre mereceu a concordância do Governo de António Guterres.
A ligação por Via Rápida com perfil de auto – estrada desde da cidade de Penafiel à Ponte de Entre-os-Rios, em direcção a Castelo de Paiva, integra-se na denominada “Concessão Vouga “, na região mais conhecido por IC35.
Os autarcas de todos os concelhos abrangidos por esta concessão rodoviária (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Sever do Vouga) já solicitaram, por carta, uma audiência ao Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
Essa via, reclamada há vários anos pelos autarcas da região, é fundamental para melhorar o acesso de Castelo de Paiva à A4 e aos outros itinerários que servem a região do Vale do Sousa.
O denominado IC35 iria facilitar, assim, a ligação de Castelo de Paiva, Marco de Canaveses e Cinfães ao nó da A4, em Penafiel, cidade onde está instalado o principal hospital da região.
Recorde-se que a actual EN 106 é uma das vias mais congestionadas do país, atravessando áreas densamente povoadas e com um fluxo muito forte de viaturas pesadas, em virtude do transporte de granito e de inertes.
Nas horas de maior movimento, pode demorar-se cerca de 45 minutos para percorrer os cerca de dez quilómetros que separam Penafiel da Ponte de Entre-os-Rios, na partilha com o concelho de Castelo de Paiva.

6 comentários:

  1. Na verdade, nao se pode acreditar mesmo nos politicos Sao todos mintirosos e só se preocupam com a barriga deles O povo que se lixe pra nao dizee outra coisa Vergonhasamente somos passados para tras outra vez

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  2. Boa Noite
    ta visto que pelo ouvi na TV e vi nos jornais sobre a questão do orçamento de estado que nao vai haver estradas novas pra ninguem e logico nao esperem boas noticias para a nossa velhinha 225 que vai continuar assim por mais anos e esta região a sofrer na pele os efeitos do isolamento e da interioridade que nos marca e nos tolhe Somos pobres meus amigos e pobres vamos ficar

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  3. Boa noite nao esperem muito da EP e dos politicos NUNCA ninguem teve vontade de fazer nada por esta estarada e ainda para mais com troços ja desclassificados que apenas obriga a fazer a manutenção mínima Enquanto o povo nao se revoltar e cortar a estrada e protestar vamos estar sempre condenados a esta miséria de estrada que é das piores do país e que esta toda degradada e que até os madeireiros ajudam a ficar pior é uma vergonha

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  4. As freguesias de Castro Daires, Cinfaes e Arouca e Castelo de Paiva servidas por esta acessibilidade deveriam estar unidas e fazer barulho doutro jeito ninguem quer saber de nós cada vez estamos mais abandonados e isolados

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  5. Boa tarde amigos
    o problema é que Alvarenga como tem uma boa estrada para Arouca e daí faz a ligação pró Porto por S. João da madeira nao liga nenhuma a EN 225 porque senao ja tinham feito barulho mas ninguem que saber de nada porque estao servido por outro lado mas Nespereira e as outras terras nao este acesso é fundamental para ligar ate ao litoral e pro Porto

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  6. Eu penso que os autarcas do PS, deveriam , em sinal de protesto, colocar o lugar à disposição do Governo, pois tenho a certeza que o amigo Sócrates mandava logo avançar com a via...

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