sexta-feira, 17 de abril de 2009

Em Vila Viçosa também acontece…
Leitora atenta do blog
alerta para o abandono de animais


Tudo o que se fizer para tentar minimizar o “ flagelo “ do abandono de animais é de louvar...

Assim, sustentado neste propósito, foi com agrado e natural satisfação que, uma nossa leitora de Águas Santas – Maia, nos escreveu dando conta da sua preocupação para as constantes situações de abandono de animais na via pública e noutros espaços, tal como, infelizmente, também por aqui vai acontecendo.
Porque a sua opinião, mais do que um alerta e motivo de sensibilização, é um acto de cidadania e um grito de revolta, que merece ser realçado, aqui vos deixo a mensagem de Alexandra Bessa, na esperança de que possa servir de exemplo a muita gente que comete estas atrocidades e desencorajar aquelas mentes mais empedernidas que teimam em rejeitar um animal, depois de tê-lo acolhido em sua casa, praticando um acto indigno que, obviamente, merece a nossa repulsa e condenação:

-Boa noite caro Carlos, reenvio-lhe esta mensagem, à qual espero ter-lhe dado a melhor atenção. Faço-o com intenção de fazer um pedido em meu nome, em nome de todos aqueles que amam e respeitam os animais, sejam eles quais forem, e faço-o também pelos próprios, já que vivem na impossibilidade de se defenderam com as mesmas armas. Peço-lhe que ocupe um bocadinho de espaço do “ blog “ da nossa aldeia que tão bem criou, para fazer uma chamada de atenção ao que tem acontecido todos os anos, não só em Vila Viçosa, mas um pouco por toda a parte:

O ABANDONO DE ANIMAIS

Pelo que me contaram ainda hoje, já foi testemunha disso ainda há poucos dias. Pelos vistos não são apenas os forasteiros a abandonar covardemente os seus animais aí na região, mas também os nossos conterrâneos o têm feito…infelizmente.
Frequentemente ouço queixas de que os bichos estragam os campos, atacam galinhas, etc… É um facto, mas não nos podemos esquecer que não têm alternativa e não deve ser desculpa para usarem uma violência desmedida sobre os pobres coitados, nomeadamente envenena-los e espanca-los, como já tem acontecido em Vila Viçosa. Ora se assim acontece, deveriam dar o exemplo e não cometerem esse CRIME (Decreto-lei nº315/2003 de 17 de Dezembro),sim porque se trata de crime abandonar um animal, deixá-lo à sua sorte sem dó nem piedade. Além de ser crime é um acto cruel e imoral e quem assiste pode e deve participar às autoridades, como o
SEPNA – Serviço de Protecção para a Natureza e Ambiente : 808200520, orientado para denunciar maus-tratos e abandonos, sendo que qualquer denúncia pode ser feita de forma anónima, caso assim o entendam, e que também devem participar casos de abandonos e maus-tratos ao veterinário municipal da zona em que ocorrem os casos. Podem ainda consultar o site www.aanifeira.pt, onde a nossa leitora Alexandra Bessa é associada e uma pessoa muito dedicada e interventiva nesta causa que é de todos…podem ainda ouvir todas as 5ªs feiras das 20h00 as 21h00 o Programa " Uivos de Mudança " pela Rádio Águia Azul, 87.6 FM da zona de Santa Maria

Sem comentários:

Enviar um comentário