segunda-feira, 4 de maio de 2009

QUEIMA DAS FITAS 2009

Vila Viçosa tem universitária finalista


Este ano, Vila Viçosa terá uma finalista nos cursos universitários, entre milhares de estudantes que vão festejar esta semana o seu abandono da vida académica, e a entrada na vida activa, para além dos períodos normais de estágio que se seguem.

Trata-se de Diana Marlene Saraiva Oliveira, do reconhecido ISMAI – Instituto Superior da Maia, que este ano concluirá com êxito o Curso Superior de Solicitadoria, seguindo depois para a Câmara dos Solicitadores para concretizar a respectiva especialização em Solicitadoria de Execução… Assim esta jovem estudante arouquense, a exemplo de tantos outros, participa na sua última Queimas das Fitas, promovida pela Academia do Porto.
A história da Queima das Fitas no Porto não é muito mais recente que a de Coimbra, que se iniciou em 1919, pois já em 1920, os finalistas de Medicina da Universidade do Porto faziam a chamada “Festa da Pasta”, que é considerada a origem da Queima das Fitas do Porto.
A cerimónia religiosa da Bênção das Pastas aos finalistas dos diversos cursos da Universidade do Porto, promovida pela Pastoral Universitária, teve lugar no passado Domingo, na Avenida dos Aliados, com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
Amigos e familiares acotovelaram-se no “ coração “ do Porto, na Avenida dos Aliados, para ouvir as palavras de esperança do Bispo D. Manuel Clemente que ontem, perante um sol abrasador, benzeu milhares de universitários finalistas e as respectivas pastas com as cores dos cursos agora concluídos.
D. Manuel Clemente lembrou que os " obstáculos e revezes " são oportunidades de crescimento e destacou que, "é muito importante que encontreis da parte da sociedade a abertura devida à vossa vontade de a servir em vidas profissionais consentâneas com a vossa preparação específica", sublinhou na homília, lembrando que, ainda mais importante, é partilhar a vida, "haja o que houver", com Cristo.
O Bispo do Porto palmilhou depois a Avenida dos Aliados sobre as capas dos alunos e deixou votos para que Deus faça de cada um dos finalistas " uma esplêndida bênção para o mundo ".
A afirmação de fé e de amor cristão foi escutada por milhares amigos e familiares de pé, sentados nas escadas, em bancos, na beira dos passeios sob um sol abrasador, que não deixaram de apoiar e incentivar os finalistas durante a celebração.
Actualmente, a Queima das Fitas é uma organização da Federação Académica do Porto (FAP) e movimenta cerca de 350 000 estudantes, e um elevado número de pessoas afectas à Área Metropolitana do Porto, números estes só possíveis de atingir dada a diversidade de eventos produzidos, sendo prioridade da FAP não só na quantidade de eventos mas sobretudo a qualidade dos mesmos, havendo um esforço para proporcionar bons espectáculos, a preços acessíveis, a todos os estudantes e a toda a comunidade interessada.
O famoso cortejo, que faz parte da tradição da Queima –das -Fitas, tem lugar amanhã, em que os finalistas vão à frente e os carros alegóricos e os caloiros seguem na outra parte traseira do cortejo. Nesse dia do cortejo, os caloiros ao passarem pela tribuna deixam de ser caloiros e passam a pastranos. Os alunos de Medicina costumam ser os primeiros a passar a tribuna como indica a tradição.
Os finalistas usam uma cartola e uma bengala com as cores da sua instituição académica como sinal de orgulho de terem chegado ao fim da vida de estudante universitário.
No concelho de Arouca, estão contabilizados mais de três dezenas de alunos que neste ano de 2009 completam a sua vida académica...


4 comentários:

  1. Muitos parabens Diana Oliveira, ao longo destes anos sempre foste exemplar, excelente aluna, amiga de todos e sempre pronta ajudar. Empenhada como és, tenho a certeza que vais ter muito sucesso na tua carreira profissional. Segue em frente. Beijos desta tua e sempre amiga.

    ResponderEliminar
  2. Vila Viçosa vai ter uma execelente Solicitadora.
    Quem recorrer aos seus serviços irá concerteza ficar satisfeito com o resultado.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite menina diana parabens pelo que li ja estas na final desejo-te sorte e que tenhas um bom trabalho e ganhes muito guito que é o que faz falta se precisar de algo no tribunal ja sei onde bater a porta porta-te bem amiga desta tuia antiga colega

    ResponderEliminar
  4. é mais uma etapa da vida... que concerteza será alcançada com muito sucesso!!

    relativamente a essa menina, só lhe tenho a agradecer por toda a ajuda que me foi dando ao longo destes tres anos, e desejar-lhe tudo de bom para o futuro!!

    beijo grande*
    Felicidades

    ResponderEliminar