sexta-feira, 26 de junho de 2009


S. Pelágio, o mártir que o cristianismo não esquece

VILA VIÇOSA FESTEJOU HOJE
O DIA DO SEU PADROEIRO


Esta terra de Vila Viçosa, lugar pitoresco e aprazível da margem direita do Rio Paiva, no extremo norte do distrito de Aveiro, que se orgulha de pertencer ao território de Arouca, festejou hoje o DIA DO PADROEIRO, em honra a S. Pelágio, que se venera na sua linda capela, localizada no topo da povoação.
Trata-se de uma manifestação religiosa, caracterizada sem qualquer acção profana, apenas orientada para celebrar com simplidade, mas com nobreza e dignidade, o dia que, no calendário litúrgico, está dedicado a S. Pelágio, o orago desta terra, que foi um dos mártires, ainda hoje, recordados pelo cristianismo e que preferiu ser esquartejado a mando do Rei Mouro Abderraman, e lançado ao Rio Gualdaquivir, do que renunciar à fé cristã...
Nascido na Galiza, Pelágio tinha 13 anos quando foi entregue como refém aos mouros em Córdoba. O emir Abderramão III, torpemente atraído pelo aspecto daquele menino, procurou seduzi-lo. Mas São Pelágio, indignado, respondeu: " Afasta-te, cão ! Pensas por acaso que sou um dos teus efeminados lacaios? “ A resposta valeu-lhe uma morte sofrida, já que foi cortado em pedaços, tendo os braços e os pés arrancados, e por fim foi decapitado e lançado ao rio…
O programa de hoje, conforme o habitual, constou de uma Procissão Solene, desde da Costa de Além até à Capela, seguindo-se a celebração eucarística, onde o Reverendo Padre João Paulo Teixeira, não deixou de aludir à nobreza e à firmeza do carácter de S. Pelágio que, apesar da sua tenra idade, não deixou de defender a sua fé e as suas convicções…pagando com a própria vida…
No entanto, é já no segundo fim-de-semana de Julho, que nesta terra, se realizam os verdadeiros festejos em honra de S. Pelágio, num programa atractivo, onde o religioso e o profano se juntam numa festa que é do povo e para o povo…numa devoção sentida ao padroeiro da localidade…

1 comentário:

  1. Ola Carlos Oliveira quando avanças com aquele livro sobre o S. pelágio e as diferentes imagens do santo espalhada pelo país que tu tanto falas aposta nisso e conta com a minha ajuda um abraço e parabens pela pagina devias era alarga-la a outras freguesias do Paiva que te parece amigo ??

    ResponderEliminar